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Tem dúvidas sobre o Cadastro de Produtos e Serviços?
Calma, vamos te ajudar! 😃
Cadastrar os Produtos e Serviços corretamente é a base para um sistema organizado.
Você ganha tempo agilizando as operações rotineiras e reduz custos ao evitar a duplicidade de cadastros e erros futuros.
Com o vhsys você pode descomplicar a sua gestão empresarial.
Veja como é simples fazer o Cadastro de Produtos e Serviços:
O vhsys facilita ainda mais o cadastramento dos seus produtos com a opção de Autocomplete.
Com o Autocomplete, você tem diversas informações sobre o produto que deseja vender, sem ter que se preocupar em registrar tudo manualmente.
Mas antes de começar a usar a funcionalidade, você precisa habilitá-la no seu vhsys. Para isso, acesse: Configurações () ⇢ Parâmetros do sistema:
Acesse o menu Cadastros:
Localize o campo Autocomplete cadastro de produto e marque a opção Sim:
Com a funcionalidade habilitada, acesse: Cadastros ⇢ Produtos / Serviços.
Em seguida, clique em Adicionar:
Ao digitar o nome com produto, aparecerá algumas sugestões daquele produto:
Clique na seta () para visualizar mais detalhes:
Após clicar nos mais detalhes, aparecerá as informações que podem ser cadastradas automaticamente.
Logo abaixo, teremos os botões:
Assim, você consegue preencher o cadastro do seu produto bem mais rápido.
Obs.: As informações de GTIN, NCM, UN ou Marca localizadas, podem variar conforme o produto. Em alguns casos, a funcionalidade busca também o tamanho e peso.
Dica: As fotos serão carregadas automaticamente no menu Fotos. A ação de carregamento pode levar alguns minutos dependendo da quantidade de fotos disponíveis.
Para exibir a foto de capa do produto, você deve acessar: Configurações () ⇢ Parâmetros do sistema ⇢ Cadastros ⇢ Foto do produto ⇢ Sim.
Você também pode inserir as informações conforme os campos abaixo:
Vamos detalhar para você!
1. Nome do produto: Descreva o nome do produto ou serviço que irá aparecer na nota fiscal, pedidos, orçamentos e ordens de serviço.
2. Código do Produto: Insira o código ou referência do produto. Pode ser próprio ou você pode clicar no ícone de Criar () para gerar automaticamente.
3. Marca: Insira o nome do fabricante ou marca do produto.
4. Unidade: Insira a unidade de medida. Ex: Un, Kg.
5. Código GTIN/EAN: Insira o código de barras padrão da Receita Federal.
6. NCM: Insira a Nomenclatura Comum do Mercosul do produto. Se você for emitir notas fiscais pelo vhsys, o preenchimento do campo NCM é obrigatório.
7. Localização: Insira a localização do produto dentro da empresa.
8. Estoque Mínimo: Informe a quantidade mínima de estoque do produto.
9. Estoque Máximo: Inclua a quantidade máxima de estoque do produto.
10. Peso: É possível preencher o peso líquido ou bruto do produto.
11. Valor de venda: Preencha o valor de venda do produto.
12. Valor de custo: Preencha o valor de custo do produto.
13. Formador de Preço: É possível definir um valor de venda para o produto, com base nos encargos da compra e com a margem de lucro desejada.
14. Tamanho: Caso precise, coloque o tamanho do produto.
15. Origem do produto: Campo é utilizado para emissão de notas fiscais. Veja abaixo como funciona:
16. Número da Ordem: Utilizado para controle interno.
17. Tipo de classificação: Selecione a classificação do Produto.
18. Situação: Indica a situação atual do produto: Ativo ou Inativo.
19. Tipo: É utilizado para definir se o cadastro será de um Produto ou Serviço.
20. Fornecedor: Insira o Fornecedor do produto.
21. Estoque Inicial: Defina o estoque inicial para o produto. Só irá aparecer em cadastro de produtos novos.
22. Observação: Campo destinado a observações gerais do produto.
23. Categorias: Clique para abrir a lista e selecionar uma Categoria. Irá abrir ao lado o espaço de Subcategorias, como na imagem abaixo:
E caso queira Adicionar uma nova Categoria, clique no botão de Adição(). Abrirá uma nova tela:
Coloque os dados da nova categoria e depois clique no botão Salvar.
A guia Loja Virtual estará disponível somente se o app Loja Virtual estiver instalado em sua loja de aplicativos.
Você consegue configurar os parâmetros necessários para ativar as vendas na loja integrada ao sistema com flexibilidade e qualidade. Veja abaixo como é fácil:
1. Produto Visível: com apenas um clique seu produto já estará a venda em sua loja virtual.
2. Frete grátis: defina o tipo de frete do seu produto.
3. Produtos em destaque: crie promoções e coloque os produtos em destaque em sua loja.
4. Dimensões da embalagem (Centímetros): informe as dimensões (altura, largura e profundidade) de suas embalagens para o cálculo automático do frete pelo correios e transportadoras.
5. Valor do produto: informe o valor que o produto será vendido em sua loja virtual.
6. Descrição do produto: descreva seu produto no Editor HTML para que ele fique em evidência na web.
Na guia Estrutura do Produto (KIT) é possível criar de forma bem simples a estrutura de um kit de produtos.
Através desta opção, você pode movimentar o estoque de um produto de duas formas:
1. Movimentar Estoque somente do KIT: Quando for realizada uma venda será baixado o estoque apenas do produto KIT.
2. Movimentar Estoque dos produtos do KIT (matéria-prima): A movimentação do estoque será conforme cada produto que compõe o KIT, por exemplo:
O produto que você cadastrou é um KIT GAMER, com a seguinte estrutura:
Digamos que você cadastrou o KIT GAMER (com o estoque inicial de 2) e colocou a opção de Movimentar Estoque somente do KIT.
Ao realizar a venda, será dada a saída do estoque de 1 KIT Gamer, restando 1 no estoque.
Se você marcou a opção de Movimentar Estoque dos produtos do KIT (matéria-prima), quando o KIT Gamer for vendido será feita a baixa do estoque para os itens que compõem seu produto. Ou seja, se você tinha 2 memórias, após a venda restará 1 memória em seu estoque.
Você ainda tem a opção de Desmembrar os itens do Kit no momento da venda.
Ao selecionar um Kit nos orçamentos, pedidos ou notas fiscais, ao invés de inserir o kit, o sistema separa todos os produtos que formam o kit.
Nesta tela, você deve informar as alíquotas de impostos de seu produto, além da Unidade Tributável e o Código de Benefício Fiscal:
Você pode alterar os parâmetros dos impostos do produto para a emissão da Nota Fiscal, sobrepondo os parâmetros gerais do sistema.
Selecione Parâmetros na Nota Fiscal – NF-e:
Você consegue configurar manualmente a porcentagem do valor aproximado dos tributos que é informado na nota fiscal.
Caso não seja informado no parâmetro acima, a informação será coletada de forma automática da tabela do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, conforme Lei número 17.741/12.
Dica: você também pode configurar os parâmetros dos impostos da NFC-e. É só selecionar a opção Parâmetros na Nota Fiscal de Consumidor – NFC-e.
Para incluir uma nova foto, clique no botão Selecionar Arquivo e escolha as fotos em seu computador:
Dica: Lembrando que algumas fotos podem ser carregadas automaticamente se estiver utilizando a opção autocomplete.
Após inserir, irá aparecer a imagem escolhida com a opção de colocar como capa do produto. Basta habilitar essa opção em: Configurações () ⇢ Parâmetros do sistema ⇢ Cadastros ⇢ Foto do produto ⇢ Sim.
Você também consegue inserir anexos de no máximo 2MB: JPG, JPEG, GIF, PNG, BMP, PDF, TXT.
Veja como é fácil gerenciar seus produtos:
1. Importar – Importe produtos de maneira fácil e rápida. Acesse Importar Produtos, para saber mais.
2. Excluir – Exclua produtos de forma individual ou em massa.
3. Mais Ações – Abrirá uma listagem com vários itens. Vamos destacar alguns.
Exportar – Exporte o cadastro de produtos para planilha (Excel) e gerencie de maneira simples.
Imprimir – Imprima uma listagem de produtos.
Gerar Pedido, Ordem de compra ou Ordem de Serviço – Crie um Pedido, uma Ordem de compra ou até mesmo uma Ordem de Serviço, selecionando os produtos desejados.
4. Pesquisar – Realize buscas por nome, código do produto ou código de barras.
Dica: Você também consegue fazer uma pesquisa direcionada clicando em Busca Avançada, ao lado do campo Pesquisar.
Temos também os ícones ao lado direito do produto cadastrado:
Temos o Botão de Ações(). Ao clicar no Botão de Ações, vai abrir uma lista:
Galeria de Fotos – Exibe as fotos que foram armazenadas do produto selecionado. Você consegue mostrar ao seus clientes de maneira simples e prática.
Ver Estoque – Você pode visualizar o estoque de cada um dos produtos.
O sistema abrirá a tela em que você fará a gestão do seu estoque de forma clara e detalhada:
1. Saldo Anterior: Mostra o total movimentado do estoque antes da data inicial filtrada.
2. Entradas: Informa o total de entradas no estoque dentro das datas filtradas.
3. Saídas: Informa o total de saídas no estoque dentro das datas filtradas.
4. Saldo: Visualize o estoque atual. A mesma informação é mostrada na listagem de produtos.
5. Busca: Pesquise o período desejado da movimentação do estoque.
6. Resumo: Mostra um resumo das movimentações.
7. Movimentar Estoque: Permite que sua empresa faça os acertos de estoque necessários (Balanço).
Voltando para a tela de Produtos e Serviços, você consegue atualizar suas listas de preço de forma rápida. Clique no botão Atualizar lista de Preço ():
Para saber mais, acesse Lista de Preços.
Tcharam! Viu como é fácil? 😎
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente!
Até mais! 🙂