Central de ajuda / Aplicativos e Integrações
Artigos nessa seção
O Aplicativo Mobile vhsys (Pedidos e Vendas) permite que você faça a gestão de sua empresa de onde estiver e na palma da mão. Com ele você cria pedidos, orçamentos, ordens de serviço, finaliza vendas, cadastra produtos, clientes e ainda acompanha seu financeiro.
A versão disponível aqui é a 3.0. Clique aqui para acessar o tutorial da versão 4.0.
Dica: faça download da versão 4.0 — Android – Google Play Store | iOS – Apple Store
Após clicar no link para realizar a instalação e ser direcionado para a sua loja de aplicativos, aparecerá o Aplicativo Mobile vhsys:
Clique em instalar e espere o download. Quando terminar irá aparecer o botão Abrir:
Ao acessar o aplicativo, realize o login com os mesmos dados de acesso ao vhsys online (computador).
Caso ainda não tenha uma conta no sistema vhsys, clique no botão Criar Conta.
Agora, com a conta já existente, informe seu login e senha. Após preencher, clique no botão Entrar. Sua conta será sincronizada, o processo pode levar alguns minutos:
Após a sincronização das informações, será apresentada a tela inicial do aplicativo:
Ao clicar nas setas ao lado de cada opção, você mudará os gráficos na tela inicial para: Financeiro, Vendas e Serviços.
Clicando no canto superior da tela, é possível alterar o filtro:
Você poderá verificar as opções em cada uma das telas:
Com o aplicativo mobile vhsys, seus vendedores externos registram os pedidos de venda e essas informações são sincronizadas com o sistema online.
O vendedor não necessita de internet para a criação do pedido, sendo necessário somente na hora da sincronização.
Para a realização de uma nova venda, abra o menu:
Localize a opção Vendas:
Será apresentada a tela de pedidos.
Para criar um novo pedido, clique no botão Adicionar (). Ao clicar no botão, uma nova tela será aberta:
Clique na opção Venda ( ). Preencha as informações para a criação do pedido:
Para o pagamento do pedido você pode selecionar uma condição de pagamento já cadastrada no sistema online vhsys ou informar as parcelas manualmente.
Clique na opção Parcelas, aparecerá a seguinte tela:
Informe a quantidade de parcelas e clique no botão Gerar ():
Para confirmar, clique em Salvar parcelas.
Com todas as informações preenchidas, clique no botão Salvar e continuar. Após salvar o pedido, ele será listado na tela de pedidos.
Arrastando o pedido para o lado, você terá algumas opções:
Você poderá filtrar os pedidos apresentados na tela:
Configure os filtros desejados:
Com o filtro configurado, clique no botão Ok.
Obs.: Sugerimos que após gerar o pedido ou realizar qualquer alteração no aplicativo mobile, a sincronização seja realizada.
Nas configurações do aplicativo é possível ativar a sincronização com o sistema online ou programar para que seja feita de forma automática. Você também pode habilitar o rastreamento de seus representantes, visualizar os dados da empresa e contas bancárias.
Para acessar, no menu ao lado esquerdo, localize a opção Configurações.
Vamos entender cada opção na tela de configurações.
Para sincronizar qualquer informação pendente com o sistema online, clique no botão Sincronizar agora.
1. Sincronização: É possível programar a sincronização automática:
Obs.: Para que a sincronização seja realizada, o vendedor precisa ter conexão com a internet.
2. Rastreamento: É uma integração com o aplicativo de Rastreamento que está no vhsys online. Ele possibilita ter um acompanhamento mais efetivo de sua equipe de vendas, saber com segurança a rota utilizada, os clientes visitados e quanto tempo o vendedor permaneceu em cada ponto. Para saber mais, acesse o artigo sobre o aplicativo de Rastreamento.
3. Botão cadastro rápido: É uma atalho rápido para o menu desejado. Se você configurar o atalho para venda, por exemplo, ao dar um duplo clique no botão Adicionar () você será direcionado para a tela de venda.
4. Parâmetros: Você pode escolher se o aplicativo irá enviar um alerta quando o produto estiver com o estoque negativo ou com o estoque abaixo do mínimo.
No aplicativo você também consegue realizar a gestão financeira. No menu ao lado esquerdo, clicamos na opção Financeiro.
Será apresentado o financeiro dividido em duas abas: Contas a pagar, Contas a receber e o Extrato.
No financeiro, teremos três status: Pago, Não Pago e Atrasado.
Dependendo da situação do pedido, você consegue liquidar ou estornar um lançamento do financeiro. Basta segurar o lançamento desejado e deslizar para o lado direito:
Agora, caso queira baixar apenas uma parte do valor total, clique no lançamento e vá até o botão Lançar Pagamentos:
Clicando nele, será apresentada a tela de confirmação de baixa.
Para a baixa parcial, altere o valor pago e desmarque a opção Liquidar?.
Aqui você também poderá mudar a data do pagamento.
Após realizar as alterações, clique no botão Lançar.
Agora vamos acessar o extrato. Retorne ao menu Financeiro e clique no botão Extrato ():
Aparecerá a seguinte tela:
Para alterar o período apresentado, clique na opção Filtrar ().
No aplicativo mobile vhsys você poderá também gerar orçamentos, ordem de serviço, cadastrar os clientes e produtos ainda não inseridos no sistema online.
Para acessar a opção desejada, no menu ao lado esquerdo, teremos a lista para que você possa selecionar:
Dica: O processo de criação da O.S é bem parecido com o do pedido de venda e a realização dos cadastros.
Caso você queira que seus usuários não tenham acesso a determinadas funcionalidades e recursos do aplicativo, você poderá personalizar estes acessos.
Isso será feito no sistema online, acessando Configurações () ⇢ Usuários.
Clique no usuário para que consiga editar seu cadastro.
Primeiramente o tipo de usuário deve ser Usuário.
Feito isso serão liberados os blocos com cada módulo do sistema e suas respectivas telas, deslize até quase o fim da página e teremos as permissões para o aplicativo mobile.
Basta marcar na caixa de seleção () a opção que deseja que seu usuário/vendedor tenha acesso.
Modernize hoje mesmo a gestão do seu negócio!
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Será um prazer te ajudar!
Até breve!