Central de ajuda / Aplicativos e Integrações
Artigos nessa seção
Com o Aplicativo Funil de Vendas você acompanha todos os passos necessários para fechar uma venda e não deixa escapar nenhuma oportunidade de crescimento do seu negócio. O aplicativo faz parte do sistema de gestão empresarial vhsys, que permite ter controle em um só lugar de todas as rotinas da sua empresa.
Dica: Para utilizar o aplicativo, basta acessar a Loja de Aplicativos dentro do sistema online vhsys. Veja como é fácil instalar o Aplicativo!
Obs.: O aplicativo Funil de Vendas é integrado ao vhsys e conta com 3 tipos de planos com custo adicional variado. Os recursos adicionais são disponibilizados conforme o plano. Os aplicativos foram desenvolvidos pensando em facilitar a gestão do seu negócio. Te ajudam a personalizar, potencializar e ampliar as ferramentas de gestão.
Não se preocupe, vamos te mostrar tudo! ?
Após instalar o seu Aplicativo Funil de Vendas no sistema online vhsys. O primeiro passo é configurar o Funil. Para isso, acesse o ícone Configurações () na tela inicial do aplicativo.
Vamos entender cada item das configurações do aplicativo funil de vendas.
O vhsys carrega um Funil por padrão. Para adicionar outro é só clicar no botão Adicionar Funil. Feito isso, será apresentada a tela com os campos para o cadastro do funil.
Informe o Nome do Funil, Tipo do Funil (produtos ou serviços) e o seu Tema (cor do Funil).
Agora defina as etapas deste novo funil, as etapas padrões são: Negócio, Contato Realizado, Orçamento Enviado, Orçamento Aprovado e Pedido.
Dica: Cada Funil pode possuir de 4 a 7 etapas conforme sua necessidade. Você pode alterar o nome das etapas. Basta clicar no campo desejado e digitar o novo nome. Para remover uma etapa cadastrada, clique em Excluir (
).
Para modificar a ordem das etapas, clique em Alterar posição ().
Para incluir uma nova etapa, basta clicar em + Adicionar mais etapas.
Para finalizar o cadastro do funil, determine quais usuários podem visualizar o funil cadastrado.
Após preencher as informações do funil, clique no botão Salvar.
Para cadastrar metas, selecione o usuário que você deseja atribuir a meta e clique na opção + Adicionar mais metas.
Ao clicar, alguns campos serão apresentados para o cadastro da meta.
Para acrescentar mais metas, clique em + Adicionar mais metas.
Preenchendo as informações conforme sua necessidade, clique no botão Salvar.
Dica: você pode atribuir metas para os meses subsequentes, sem a necessidade de alterar a meta na virada de cada mês.
Antes de começar suas configurações, entenda alguns pontos importantes:
1. Os usuários cadastrados como administradores têm acesso total e não serão listados nas permissões.
2. O usuário poderá visualizar apenas seus dados no Funil. Se na configuração de usuários do sistema o campo Visualizar Dados estiver como: Somente deste usuário. Caso contrário, o usuário poderá visualizar todos os dados do Funil (Negócios, Prospectos, Atividades).
3. O Funil de Vendas considera como vendedor o usuário do sistema, independente se o usuário estiver ou não vinculado a um vendedor.
Clique no ícone de Editar () para determinar quais os acessos o usuário terá:
Marque a caixa de seleção () das operações que deseja permitir que o usuário realize.
Após preencher as informações, clique no botão Salvar.
Na aba Atividades você pode marcar ou desmarcar quais atividades sua empresa utilizará no Funil. As atividades existentes no sistema atualmente são:
Marque a caixa de seleção () as atividades que deseja utilizar e clique no botão Salvar alterações.
Marcando a opção habilitar motivo de perda, no momento de marcar um negócio como perdido será necessário informar qual foi o motivo.
Marcando a opção habilitar motivo de fechamento, no momento de marcar um negócio como perdido será necessário informar qual foi o motivo.
Para cadastrar os motivos de perda, clique na opção + Adicionar mais perdas.
Para cadastrar motivos de fechamento, clique na opção + Adicionar mais motivos.
Para remover um motivo, clique na opção Excluir ().
Após preencher as informações conforme sua necessidade, clique no botão Salvar Alterações.
Na aba de Campo Personalizados, você pode adicionar novos campos para preenchimento, no momento da adição de um novo negócio. Para isso, clique em Adicionar Campo.
Nome do campo: Aqui você irá definir o nome para o novo campo.
Descrição do campo: Insira uma breve descrição sobre o campo que será preenchido.
Tipo do campo: Aqui você pode definir entre um campo para preenchimento manual, ou com múltiplas escolhas (Select). Caso você queira utilizar o campo com preenchimento manual, selecione esta opção como Texto.
Se quiser definir como múltipla escolha no preenchimento, selecione a opção Select e determine as Opções de Resposta.
Para inserir diversas escolhas, clique em + Adicionar mais opções.
Para remover um motivo, clique na opção Excluir ().
Para definir o campo como obrigatório para preenchimento, basta marcar a caixa de seleção () ao lado de Campo obrigatório.
Após preencher as informações conforme sua necessidade, clique no botão Salvar.
O novo campo cadastrado, poderá ser visualizado ao cadastrar um novo negócio, conforme a imagem abaixo:
Para gerenciar os seus negócios do funil de vendas, acesse o aplicativo que a tela inicial apresentada é a de negócios.
Para cadastrar um novo negócio, clique em Adicionar negócio.
Dessa forma será apresentada a tela com os campos referentes ao cadastro do negócio, vamos entender cada campo em seguida.
Nome do Prospecto / Cliente: Informe o nome do prospecto ou cliente. Caso seja informado um prospecto ou cliente existente, o sistema dará a opção para selecionar o nome desejado.
Título do negócio: Digite um título ou referência do negócio. Caso o campo fique em branco o título será preenchido com o nome do Prospecto/Cliente.
Valor do negócio: Digite um valor esperado para o negócio.
Quando espera fechar o negócio: Digite uma data que você espera que o negócio se concretize.
Etapas: Informe em qual etapa o negócio se encontra, ao colocar o mouse sobre a etapa seu nome será apresentado.
Preenchendo as informações acima, clique no botão Salvar.
O negócio salvo será apresentado na tela principal de negócios, vamos entender como funciona:
Logo abaixo do seu negócio, terá uma barra colorida. Vamos entender:
Logo acima dos negócios é apresentado as etapas cadastradas no menu Configurações.
Altere a etapa do seu negócio de forma simples e rápida, basta selecionar qualquer área do negócio e arrastar para a etapa desejada.
Para tornar um negócio fechado (negócio concretizado), basta colocar o mouse sobre o negócio e clicar na opção Fechado ():
Para tornar um negócio perdido, coloque o mouse sobre o negócio e clique na opção Perdido ():
Após escolher a opção desejada, clique em Salvar.
Ao clicar sobre o negócio, você poderá editá-lo ou ainda cadastrar atividades para este negócio.
Vamos entender a tela de edição de negócios e suas funções.
Para adicionar uma atividade ao negócio, clique no botão Adicionar Atividade.
Preencha as informações da atividade conforme a próxima imagem.
Marque a opção da atividade que você está cadastrando (E-mail, Ligar, Orçamento, Pedido e Reunião).
Por fim, clique no botão Salvar.
Na tela são apresentadas as atividades pertinentes ao negócio, é possível editar, concluir e excluir.
Para concluir, você também pode clicar na opção Concluir Atividade:
Para criar um orçamento que será vinculado ao negócio, clique no botão Criar Orçamento:
Será realizado um direcionamento para a tela de orçamentos (no caso de funil de serviços O.S ) do vhsys, para completar as informações e salvar o cadastro.
Como na tela inicial, ao clicar em Fechado ou Perdido dentro do negócio, aparecerá as telas mostradas anteriormente para determinar o motivo.
Para visualizar o histórico de atividades do negócio, clique no botão Ver histórico de atividades:
As informações serão apresentadas em uma nova tela, como na próxima imagem:
Ao lado direito da tela, são apresentadas as informações do negócio:
As informações do cliente poderão ser editadas clicando em Editar.
Para controlar os prospectos de seu funil de vendas, clique na guia Prospectos.
Feito isso, será apresentada a tela de prospectos, como exemplo abaixo:
Para cadastrar um novo prospecto clique no botão Adicionar Prospecto.
Será apresentada a tela com os campos referentes ao cadastro do prospecto, conforme a próxima imagem:
Os campos para o cadastro são informações básicas do contato, tais como: Nome e informações de localização.
Caso deseje preencher mais de um contato, clique em + adicionar outro contato e preencha as informações.
Após preencher os dados do prospecto, clique no botão Salvar.
Obs.: Quando você cadastra um Prospecto no negócio, ele aparecerá na guia Prospecção.
Para editar um prospecto, basta clicar no prospecto desejado.
Para remover prospecto, clique em Excluir ().
Ao clicar no ícone de Cadastrar (), você irá cadastrar o prospecto como cliente. Aparecerá a seguinte mensagem:
Para continuar, clique em Cadastrar.
É possível cadastrar seus prospectos através da importação de uma planilha com as informações, para isso, clique no botão Importar.
Faça o download de nossa planilha de exemplo, clicando no link Clique aqui e Baixe a planilha de exemplo! e preencha as informações dos prospectos nessa planilha.
Para carregar esses dados para o seu Funil, clique no botão Importar o arquivo e busque a planilha salva em seu computador.
Feito isso, será necessário vincular as colunas de sua planilha com os campos do sistema vhsys, como na próxima imagem.
Após vincular todas as colunas corretamente, clique no botão Importar arquivos para efetivar o cadastro dos prospectos.
Para exportar os prospectos cadastrados no funil de vendas para uma planilha, clique no botão Exportar.
Utilize o campo Pesquisar () para facilitar a busca por seus prospectos.
Para gerenciar as atividades de seu funil de vendas, clique em Atividades.
Feito isso, será apresentada a tela para o gerenciamento das atividades, vamos entender como funciona.
Para cadastrar uma atividade, clique no botão Adicionar Atividade.
Você será direcionado para a mesma tela que vimos anteriormente em Criar Atividade.
Após preencher as informações acima, clique no botão Salvar.
Dica: Você poderá criar novas atividades e visualizar as já cadastradas diretamente no negócio. Para isso, clique sobre o negócio desejado e terá a opção Adicionar atividade.
Na lista de atividades é possível filtrar para que seja apresentado apenas as atividades de ontem, hoje e amanhã.
Marcando a opção Personalizado, aparecerá o período desejado.
É possível também realizar o filtro para que seja apresentado apenas as atividades planejadas, as concluídas ou todas. Para isso, marque a opção desejada:
Para concluir uma atividade cadastrada, marque a opção:
Como foi dito anteriormente em Criar Atividade, você também pode alterar, planejar e excluir na setinha lateral:
O painel de estatísticas é um painel para que o próprio vendedor possa acompanhar a produtividade e o status de seus negócios.
No topo da tela escolha de qual funil deseja exibir as estatísticas:
Caso queira voltar ao gerenciamento dos negócios, clique no botão Gerenciar Negócios.
É possível filtrar as estatísticas do mês, da semana ou do dia, basta selecionar o período desejado:
Nas estatísticas de negócios é possível visualizar Novos Negócios, Negócios Fechados, Perdidos e seus respectivos valores totais do período selecionado, bem como duas barras com o comparativo entre o período selecionado e sua referência, por exemplo se o período selecionado for mensal, as barras mostrarão as estatísticas da semana atual e da semana passada.
O percentual atingido de sua meta será mostrado por uma barra que informa quantos % você já atingiu de sua meta do período selecionado.
O detalhamento por etapa mostra estatísticas detalhadas por etapa do Funil.
Ao colocar o mouse sobre o gráfico você terá as informações de quantos negócios são novos, concretizados e perdidos.
Cada um representado por sua respectiva cor :
Para que você consiga localizar suas informações de forma ágil e prática o funil possui as seguintes opções de relatórios: Negócios, Atividades, Prospectos e Motivos de Fechamento.
Ao clicar no relatório de Prospectos, por exemplo, aparecerá a seguinte tela:
A Dashboard TV é uma tela de acompanhamento em tempo real das principais atividades do funil selecionado. Ideal para gestores comerciais ou até mesmo a diretoria da empresa, que poderá acompanhar em tempo real a produtividade de sua equipe.
Para acessar o painel, clique na opção Dashboard TV ():
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Será um prazer te ajudar! ?
Até breve! ?